quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Seminário


De 25 a 27 de agosto aconteceu em Curitiba o II seminário de Inclusão da PcD. A realização foi do SESI Paraná, junto com Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.
O objetivo deste seminário foi apresentar à sociedade paranaense e aos empresários uma visão da inclusão destes indivíduos, bem como a sua reabilitação no mercado de trabalho formal.
Participaram deste seminário representantes do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, ONGs, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, URBS e o Ministério Público do Trabalho.
Os temas tratados foram: Acessibilidade (em geral), Avanços da Legislação na Inclusão do Mercado de Trabalho (Cotas), Panorama da Inclusão nas Empresas Paranaenses, Realidade e Desafios das ONGs e Entidades, Práticas eficazes da Inclusão, Políticas Públicas de Educação para o trabalho, além do Diálogo Apreciativo no qual participou o público presente, entre outras programações.
O diálogo apreciativo foi um ponto importantíssimo neste seminário, pois os participantes trocaram experiências e apresentaram suas opiniões para que este processo torne-se eficaz.
Todos os temas discutidos neste evento foram enriquecedores. Isto demonstra que cada vez mais, tanto a sociedade, quanto os empresários estão preocupados com esta inclusão.
São eventos como estes que contribuem para uma mudança de atitudes, pois a inclusão não deve ocorrer pela força da Lei e sim porque as PcD são tão produtivas quanto nós “ditos normais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário