sexta-feira, 22 de maio de 2009

Inclusão social: um desafio

A inclusão é um movimento mundial. É um processo de mudança no sistema social comum para acolher toda a diversidade humana, a partir dos princípios de aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa e aprendizagem cooperativa.(SASSAKI,1999, p. 7).
O desafio da inclusão está na mudança dos conceitos de que a pessoa com deficiência, até décadas atrás, era vista como um peso morto na sociedade.
Estamos iniciando um novo século, onde não há mais espaço para discriminações. A trajetória de reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência ainda está em amadurecimento, mas a cada dia avanços vem acontecendo. A pessoa com deficiência, aos poucos, está saindo do seu anonimato.
O papel do “paradigma da inclusão social” consiste em tornar a sociedade um lugar que ofereça oportunidades de convivência entre as pessoas com ou sem limitações, sem que haja discriminações pelas suas necessidades.Cabe lembrar que a
Lei nº 7.853/89 assegura os direitos das PCD.

2 comentários:

  1. Legal Bel, parabéns pela iniciativa.
    Faz pouco tempo que as pessoas começaram a pensar que tratar de forma igual os desiguais é uma forma de injustiça. A mesma injustiça que se faz quando se trata de maneira diferente os iguais.
    Lutemos pela inclusão. Sobretudo pela inclusão social.
    Abraços,

    Cláudio

    ResponderExcluir
  2. Olá Bel, parabéns, você teve uma ótima idéia, vou frequenta-lo e encaminhar assuntos interessentes se quizer. A inclusão é um assunto bastante picante, este espaço que você esta abrindo poderá ser uma ótima fonte de pesquisa.
    Beijos
    Dinéia

    ResponderExcluir