terça-feira, 26 de maio de 2009

Educação de qualidade?

A comunidade dos surdos do Paraná ganhou destaque recentemente, infelizmente de forma negativa.
Foi devido a participação da Escola Estadual Alcindo Fanaya, de Curitiba, no processo avaliativo do ENEM. Houve baixo desempenho dos alunos neste processo, o qual classificou a escola como a segunda pior do Brasil.
Esta escola atende alunos com deficiência auditiva (surdos) e também alunos com deficiências leves.
O fato ocorrido repercutiu na mídia e fez com que as pessoas com deficiência auditiva (surdas) se sentissem discriminadas. Para elas isso reforça o preconceito e estigmatiza as pessoas.
“Não é porque somos surdos que não possuímos a capacidade de aprender”, é a síntese mais precisa da carta aberta que a comunidade dos surdos divulgou via internet, expressando seu descontentamento.
Outra afirmação da carta é de que a “educação é desqualificada e não respeita sua diferença lingüística”. Para eles há um descaso por parte do Poder Público, em garantir os seus direitos devido o cumprimento da Lei de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e pelo Decreto Federal 5626/2005.
Mobilização
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos-Paraná (FENEIS), fará um Manifesto em Defesa da Obrigatoriedade da Língua de Sinais nas Escolas, o qual acontecerá no dia 01 de Junho de 2009 (segunda-feira) às 9:30 hs, com saída da Praça Santos Andrade. Leia mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário