quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Exame nacional

Até o dia 30/09 estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Certificação em LIBRAS- PROLIBRAS 2009.
As provas serão realizadas em duas fases. A primeira será no dia 25/10 (prova objetiva) e a segunda entre os dias 27 a 30/10 (provas práticas). Maiores informações acesse o site http://www.prolibras.ufsc.br/

Lutas e Conquistas

I Encontro Comemorativo pelo Dia Nacional dos Surdos “O Ser Surdo: Lutas e Conquistas”
Data: 26 de setembro de 2009
Local: Auditório da Faculdade de Letras da UFMG- Campus Pampulha- Belo Horizonte Inscrições pelo diadosurdomg@gmail.com e http://www.diadosurdo.vai.la/

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Seminário


De 25 a 27 de agosto aconteceu em Curitiba o II seminário de Inclusão da PcD. A realização foi do SESI Paraná, junto com Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.
O objetivo deste seminário foi apresentar à sociedade paranaense e aos empresários uma visão da inclusão destes indivíduos, bem como a sua reabilitação no mercado de trabalho formal.
Participaram deste seminário representantes do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, ONGs, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação, URBS e o Ministério Público do Trabalho.
Os temas tratados foram: Acessibilidade (em geral), Avanços da Legislação na Inclusão do Mercado de Trabalho (Cotas), Panorama da Inclusão nas Empresas Paranaenses, Realidade e Desafios das ONGs e Entidades, Práticas eficazes da Inclusão, Políticas Públicas de Educação para o trabalho, além do Diálogo Apreciativo no qual participou o público presente, entre outras programações.
O diálogo apreciativo foi um ponto importantíssimo neste seminário, pois os participantes trocaram experiências e apresentaram suas opiniões para que este processo torne-se eficaz.
Todos os temas discutidos neste evento foram enriquecedores. Isto demonstra que cada vez mais, tanto a sociedade, quanto os empresários estão preocupados com esta inclusão.
São eventos como estes que contribuem para uma mudança de atitudes, pois a inclusão não deve ocorrer pela força da Lei e sim porque as PcD são tão produtivas quanto nós “ditos normais”.