segunda-feira, 22 de junho de 2009

Inclusão x Cotas: Eficiência ou Ineficiência?

O desafio da Inclusão é incluir aqueles que por muito tempo ficaram esquecidos, mas que a partir do século XX, aos poucos estão lutando por seus espaços.
A Pessoa com deficiência (PcD), como qualquer outra possui habilidades e competências para ser inserida no mercado de trabalho formal, portanto, cabe a sociedade dar-lhe essa oportunidade para que ela se torne produtiva.
A Lei 8.213/91 conhecida como a “Lei de Cotas” garante a PcD essa inserção, tornando obrigatória às empresas a sua contratação. De acordo com esta lei, as empresas com mais de cem empregados devem contratar um percentual de 2% a 5% de pessoas com deficiência.
Entretanto, o desafio maior deste processo inclusivo é o de como estas empresas estão se preparando para a inclusão. Neste sentido, as empresas que entendem o verdadeiro significado deste processo, são aquelas que vão além da obrigatoriedade, ou seja, asseguram este acesso pela sua condição humana de “ser produtivo” diante da sociedade.
O inverso desta inclusão são as empresas que apenas estão cumprindo essa obrigatoriedade, que por sua vez, não dão as mínimas condições para que a PcD seja eficaz naquilo que lhe foi proposto.A inclusão vem propor a todos uma reflexão, no sentido de que ela vai muito além de se fazer cumprir uma lei. Sermos responsáveis para que esta inclusão se torne eficaz, é despir-se de atitudes preconceituosas, é transformar o comportamento de uma sociedade na sua amplitude em que se preze os Direitos Humanos.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Imagem do dia

A manifestação pelos direitos dos deficientes auditivos na educação pública do Paraná, na última segunda feira (1), contou com a cobertura de vários órgãos de imprensa. No site Paraná Online, que reúne notícias dos Jornais Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná, a foto do dia foi da passeata, que saiu da Praça Santos Andrade até a sede do Governo estadual.

Foto: Daniel Caron /paranaonline

Mobilização

Cerca de 500 pessoas participaram, na última segunda feira (1) em Curitiba, da passeata em prol dos direitos dos deficientes auditivos na educação pública do Paraná.
Depois de reunido na praça Santos Andrade, o grupo caminhou até o Palácio das Araucárias, sede do Governo do estado.
Entre as principais reivindicações está a contratação urgente de professores surdos e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O ideal é que esses profissionais estejam atuando em todas as escolas do estado.
Outras medidas necessárias são, o ensino de Libras nos cursos que formam professores, nas universidade públicas e particulares e nas escolas onde estudam alunos com deficiência auditiva. A Mobilização foi organizada pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).


Foto: Guilherme Artigas