domingo, 31 de maio de 2009

Com dignidade


Acontece no dia 05 de junho, em Londrina, o II seminário Inclusão com Dignidade. O assunto a ser debatido é a inclusão da pessoa com deficiência em todo o sistema educacional.
A realização é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná (APP-Sindicato), núcleo de Londrina. Participam do evento, representantes da Secretaria Estadual de Educação Especial, Federação Estadual e Nacional das Apaes, Ministério da Educação e Cultura (MEC).


Inscrições até o dia 02 de junho, no Núcleo Sindical de Londrina (Av. Juscelino Kubtscheck, nº 1834) ou pelo e-mail applondrina@yahoo.com.br

O número de vagas é limitado e os participantes receberão certificado. O Seminário será realizado no Cine Teatro Com Tour (Av. Tiradentes, nº 1271, no Com Tour Shopping Center). Mais informações pelo telefone (43) 3323-2662.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Educação de qualidade?

A comunidade dos surdos do Paraná ganhou destaque recentemente, infelizmente de forma negativa.
Foi devido a participação da Escola Estadual Alcindo Fanaya, de Curitiba, no processo avaliativo do ENEM. Houve baixo desempenho dos alunos neste processo, o qual classificou a escola como a segunda pior do Brasil.
Esta escola atende alunos com deficiência auditiva (surdos) e também alunos com deficiências leves.
O fato ocorrido repercutiu na mídia e fez com que as pessoas com deficiência auditiva (surdas) se sentissem discriminadas. Para elas isso reforça o preconceito e estigmatiza as pessoas.
“Não é porque somos surdos que não possuímos a capacidade de aprender”, é a síntese mais precisa da carta aberta que a comunidade dos surdos divulgou via internet, expressando seu descontentamento.
Outra afirmação da carta é de que a “educação é desqualificada e não respeita sua diferença lingüística”. Para eles há um descaso por parte do Poder Público, em garantir os seus direitos devido o cumprimento da Lei de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e pelo Decreto Federal 5626/2005.
Mobilização
A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos-Paraná (FENEIS), fará um Manifesto em Defesa da Obrigatoriedade da Língua de Sinais nas Escolas, o qual acontecerá no dia 01 de Junho de 2009 (segunda-feira) às 9:30 hs, com saída da Praça Santos Andrade. Leia mais...

sábado, 23 de maio de 2009

Semeando Conhecimento

De 3 a 6 de junho, será realizado em Curitiba o 2º Congresso Brasileiro Multiprofissional de Prevenção em Saúde e Educação da Criança, “Semeando Conhecimento”. A realização é da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE). O evento visa proporcionar atualização aos profissionais das áreas afins. Para mais informações clique
Divulgação

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Inclusão social: um desafio

A inclusão é um movimento mundial. É um processo de mudança no sistema social comum para acolher toda a diversidade humana, a partir dos princípios de aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa e aprendizagem cooperativa.(SASSAKI,1999, p. 7).
O desafio da inclusão está na mudança dos conceitos de que a pessoa com deficiência, até décadas atrás, era vista como um peso morto na sociedade.
Estamos iniciando um novo século, onde não há mais espaço para discriminações. A trajetória de reconhecimento dos direitos das pessoas com deficiência ainda está em amadurecimento, mas a cada dia avanços vem acontecendo. A pessoa com deficiência, aos poucos, está saindo do seu anonimato.
O papel do “paradigma da inclusão social” consiste em tornar a sociedade um lugar que ofereça oportunidades de convivência entre as pessoas com ou sem limitações, sem que haja discriminações pelas suas necessidades.Cabe lembrar que a
Lei nº 7.853/89 assegura os direitos das PCD.

domingo, 17 de maio de 2009

Amiga

Foto: Guilherme Artigas

Dedico este blog a grande amiga Clotilde Espinola Leinig. Foi uma pessoa que se contagiou pela música e fez dela o seu som, incessante, até o ultimo dia de sua vida.
No caminho que percorreu dedicou-se à consolidação da musicoterapia no Paraná.
Para ela, a música, associada à ciência, teria o poder de amenizar o sofrimento das pessoas. Desta forma, a música tornou-se para ela uma linguagem e uma comunicação: “a parte vital constituí-se em dois elementos de extraordinária beleza, o ritmo e o som, sendo esta a única linguagem compreendida por todos os povos”. (trecho retirado do livro “ A Musica e a Ciência se encontram:Um estudo Integrado entre a Música, a Ciência e a Musicoterapia, Leinig, Clotilde, 2008, p. 29)